Búsqueda personalizada

Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2009

Estamos dormindo ou estamos acordados?

"Olá Joice, me chamo R. tenho 20 anos moro em C. e tenho uma duvida que anda me tirando o sono a alguns dias: Em uma aula de filosofia meu professor levantou a seguinte questão:
- Como podemos saber se estamos sonhando ou acordados neste exato momento?
Lembre-se que temos todos os sentidos em um sonho ouvimos, falamos, cheiramos, temos todos os tipos de sentimos dor, angustia, medo e etc..
Ele nos disse também que não podemos inventar nada em um sonho, mas sim misturar, com o que sabemos que já existe como um unicórnio, uma sereia ou um centauro, q são seres feitos com partes de seres que já existem.
Tentei todas as respostas óbvias:
- Me beliscando, tentando me ferir, me atirando de uma ponte e etc...
Mas só ouvi respostas como tentar ferir-se e um beliscão não adiantariam pois sentimos dor em um sonho, e atirar-se de uma ponte também não adiantaria pois se não estivesse sonhando morreria! Então resolvi pesquisar e ainda não achei nada parecido com o que procuro, você poderia me ajudar com isso e tirar essa duvida? Isso se eu realmente estiver mandando este e-mail e não estiver dormindo hehehe. Muito obrigado!!!"
R.

A resposta se dá com outra pergunta, R.:
"Ser ou não ser, eis a questão" já dizia Shakespeare (poeta e dramaturgo) em Hamlet.

Esta seria a resposta de um filósofo... Uma questão é contestada com outra questão e que gera uma outra... A Filosofia é um poço de questionamentos que não se pode terminar. Enquanto a terra e o homem não se fundirem ou se compreenderem, não há resposta para nada que seja humanamente perguntado.

Os palpites na sua sala de aula irão variar consoante a noção de vida que cada um levar. Incluindo o seu professor, tenho certeza que ele adoraria que alguém lhe desse uma resposta que lhe convencesse que seria esta "a verdade".

Eu como aluna, lhe diria que o estar aqui ou estar lá, faz parte de um todo. E se ambas podem ser verdadeiras, "ambas são eu mesma e a minha própria vida".

Assim, é a minha resposta. Um forte abraço.
Obrigada por este desafio.

Joice Worm

2 comentários:

O Micróbio II disse...

Vou tomar um café... :-)

Eduardo Barbossa disse...

Excelente!
Seguirei você e sua perspicácia.

Um grande abraço.

Eduardo